Osteopatia
Osteopatia
O que é?
Regulada em Portugal desde 2003, Osteopatia é uma terapêutica que tem por objetivo diagnosticar diferencialmente, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas, utilizando uma variedade de técnicas manuais e outras afins necessárias ao bom desempenho osteopático para melhorar funções fisiológicas e/ou a regulação da homeostase que pode estar alterada por disfunções somáticas, neuro- músculo-esqueléticas e elementos vasculares, linfáticos e neuronais relacionados (Portaria 207-B de 2014).
Tratamentos
O tratamento osteopático tem por objetivo equilibrar todos os sistemas do organismo, reduzir o desconforto e promover a mobilidade do corpo. Através de manipulações manuais dos tecidos e estruturas promove o descongestionamento do fluxo circulatório, de tensões nos músculos, aderências nos tecidos, desequilíbrios músculo-esqueléticos para aumentar a flexibilidade ajudando o corpo a recuperar das possíveis disfunções.
As técnicas utilizadas incluem manipulações, estiramentos musculares e técnicas funcionais nos tecidos do corpo.
Tratamentos:
- Dores de coluna vertebral
- Dores musculares e tecidos moles
- Determinados tipos de cefaleias (de origem muscular)
- Dores em articulações periféricas (ombros, cotovelos, mãos, joelhos e pés).
Benefícios da Osteopatia
A quem se destina o tratamento Osteopático?
Atua em várias áreas como a geriátrica, obstetrícia, infantil/pediátrica, estrutural, desportiva, visceral, sacro-craniana e sistema nervoso central, logo é indicado para idosos, grávidas, bebés e crianças, desportistas.